Resultado de pesquisa

Pesquisa

Custom Search

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Coca Cola - Curiosidades

Muitas pessoas tomam coca-cola, + será que sabem que a coca é feita de noz-de-cola? Neste post de hoje trago a vocês a origem e as Polêmicas, lendas e controvérsias dessa bebidas que tanto tomamos apesar de tudo que dizem.

O que é noz-de-cola?

A noz-de-cola (também chamada de abajá, café - do-sudão, cola, mukezu, obi e oribi.) é o fruto das plantas pertencentes ao gênero Cola da subfamília Sterculioideae (Malvaceae). Possuindo um gosto amargo e grande quantidade de cafeína, a noz-de-cola é usada por muitas culturas do oeste africano, tanto individualmente quanto em grupo. Muitas vezes é usada cerimonialmente ou dada para convidados.

Como surgiu a Coca-Cola?



A história da Coca-Cola inicia com a chegada do farmacêutico John Pemberton na cidade de Atlanta nos Estados Unidos, logo após a Guerra Civil americana. O mesmo havia acabado de participar da guerra e estava disposto a mudar de vida, em busca de uma nova clientela que comprassem suas ideias e medicamentos. Por não ter, nenhuma habilidade em vendas, sempre fracassou em suas criações, até conhecer o contador Frank Robinson, que acaba tornando-se sócio.

1884 – Foi lançada a bebida alcoólica chamada “Pemberton's French Wine Coca”, anunciada como uma bebida intelectual, vigorante do cérebro e tônica para os nervos, sendo, inicialmente uma mistura de folhas de coca, grãos de nós de cola e álcool. 1886 – O puritanismo religioso estava em alta e havia todo um movimento antiálcool. Nenhuma mulher ou homem decente poderia ser visto em lugares que fornecessem esse tipo de bebida. Neste mesmo ano, todos os estabelecimentos que vendiam álcool foram fechados e Pemberton e Robinson se viram na procura por outro produto que lhes rendessem dinheiro.
Naquela época existiam os chamados “Pontos de Vendas”, lugares aonde pessoas iam após as compras, para se reunir e tomar sorvetes e xaropes misturados com água carbonada nos mais diferentes sabores, e que possivelmente acabaram dando idéias para a produção de um novo produto.

Tentando se encaixar neste novo padrão, Pemberton passou meses no porão de sua casa em Atlanta, adicionando ingredientes à água carbonada para fazer um xarope e, mandando amostras para a “Jacob’s Pharmacy”, para testar a opinião dos clientes.

No dia 8 de maio era vendida a primeira bebida conhecida atualmente como Coca-Cola, nome posteriormente dado por Frank Robinson, que utilizou a sua própria caligrafia para fazer o logotipo. O produto era um xarope com água carbonada, servidos em copos de vidro e misturados na hora de servir.

------------------Polêmicas, lendas e controvérsias-----------------------


Controvérsia sobre acidez

A Coca-Cola tem vindo a ser alvo de acusações, principalmente pelo seu suposto grande nível de ácido (seu valor pH é 2.5, entre vinagre e suco gástrico, resultando em que, devido a essa grande acidez, não seria recomendável ingerir o refrigerante durante as refeições). Alguns factos pitorescos e não-comprovados são alegados para ilustrar a acusação, como por exemplo, o de que a Coca-Cola poderia dissolver um dente de 24 a 48 horas ou desentupir um ralo.


A empresa defende-se afirmando que seu produto não é mais perigoso que outros refrigerantes, e que ele contém menos ácido cítrico do que uma laranja havendo também evidências nesse sentido, apresentadas em inúmeros casos judiciais contra a Coca-Cola Company desde os anos 1920 .



Lendas urbanas

Atualmente, as lendas urbanas estão sendo difundidas por e-mails em formato de spam, que contam histórias que acabam ganhando até as páginas dos grandes jornais.
Uma lenda urbana diz que apenas dois executivos têm acesso à fórmula, com cada um deles tendo acesso a apenas metade da fórmula.
Há diversas outras curiosidades folclóricas sobre a bebida, obviamente falsas ou sem comprovações e que acabam virando lendas:

*Consumir Coca-Cola Light ou Zero com a bala Mentos matou X pessoas.
*Coca-Cola é ótima para limpar banheiros e vasos sanitários.
*Prego imerso em Coca-Cola se dissolve com o tempo.
*A primeira Coca-Cola tinha cor verde.
*A imagem moderna do Papai Noel foi criada pela Coca-Cola.
*Coca-Cola como pesticida.
*O refrigerante ainda contém extrato da folha da coca nos ingredientes do xarope, o que poderia causar dependência no consumo frequente e o principal motivo do segredo do fabricante.

Guerra das colas


Em 1975, a Pepsi começou a divulgar comerciais de televisão em que realizava testes cegos de preferência com pessoas, chamando de “Pepsi Challenge” ou o Desafio Pepsi. Os comerciais de 30 segundos mostravam as mais diferentes classes sociais americanas, com testes sendo realizados em shopping centers, escolas, corpo de bombeiros, centros e em diversos locais públicos, no início da década de 80, os comerciais passaram a ser apresentados pelo ator Gabe Kaplan.

A Coca-Cola também exibiu anúncios para combater os da Pepsi, num incidente às vezes chamado, no meio publicitário, de "a guerra das colas". Um dos anúncios da Coca comparou o então chamado "desafio Pepsi" a dois chimpanzés decidindo que bola de tênis tinha mais tecido. Após isso, a Coca-Cola manteve sua liderança no mercado global de refrigerantes, embora a Pepsi tenha conseguido conquistar brevemente alguns mercados regionais

O uso de folha de coca


Apesar de a Coca-Cola Company negar há muito tempo, a agência antidrogas peruana, DEVIDA, disse que a companhia compra 115 toneladas de folha de coca do Peru e 105 toneladas da Bolívia por ano, para usar como ingrediente em sua fórmula secreta. Em 2005, na Bolívia, o presidente Evo Morales afirmou que a Coca-Cola usa a produção de coca na fabricação do refrigerante.

O caso Dolly


No Brasil, já há alguns anos a fabricante de refrigerantes Dolly vem brigando na justiça pela cassação do registro da Coca-Cola junto ao Ministério da Agricultura e recentemente um laudo do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal brasileira concluiu que a Coca-Cola usa folhas de coca como matéria-prima na fabricação do extrato vegetal (também chamado de mercadoria nº 05).

Fonte:
http://www.cocacolabrasil.com.br/
http://www.brasal.com.br/
http://www.e-farsas.com/
http://www1.folha.uol.com.br/
http://super.abril.com.br/
pt.wikipedia.org

------------------------------------------//----------------------------------------

Por aki se encerra nossa lista de curiosidades sobre a Coca-Cola, espero que tenham gostado....

Não esqueça de dar uma conferida em nossas outras postagens.
Fiq ligado aki no curiosochiko para + curiosidades!

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM DE:

Como é feito o leite em pó?
Por que o céu é azul?
Alice no país das maravilhas - A história por trás da história
Videos muito engraçados

10 comentários:

  1. poxa, bem interessante tudo isso...não sabia de todas essas informações...gostei muito de saber....
    abs

    ResponderExcluir
  2. Por mais que todas as lendas falem absurdos e que as substâncias usadas na fabricação sejam estranhas; sou cocólatra assumida e não paro de tomar, não! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Oi, recebi sua mensagem lá no Folhas Laranjas, muito obrigado.

    Então, adorei seu blog viu, ja ADD, eu tb nunca tinha visto a nos de cola.

    Beijao, me add msn: folhaslaranjas@hotmail.com

    me segue no blog:

    www.folhaslaranjas.blogspot.com

    Xis

    ResponderExcluir
  4. tanto faz, isso nao vai mudar minha vida em parte alguma

    ResponderExcluir
  5. Cara, bom post. Felizmente trabalho (e tenho essa honra) na Coca-Cola Company e posso afirmar que
    existem algumas falhas quanto a seus mitos e parte
    da existência desta empresa.

    mas garanto que 90% é verdade.

    ResponderExcluir
  6. Fodas pra todos, nem ligo se é coca cola,coca grude ou coca durex.

    ResponderExcluir
  7. Oi pessoal, meu nome é Bia e eu estou muito feliz de saber muito mais sobre minha bebida favorita!
    Agradeço a todos que ajudaram com as informações, e espero ver mais...

    ResponderExcluir

O comentário aki é rápido!
só precisa comentar
e apertar "postar comentário"

Não precisa escrever nenhuma letra ou número
pra provar que você não é um spam ; )

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...