Resultado de pesquisa

Pesquisa

Custom Search

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Alice no país das maravilhas - A história por trás da história

Gente o assunto de hoje é um dos mais polêmicos que já vi. Todo mundo já viu esse filme clássico da Disney, mas será que sabe como que surgiu essa história? Como era a verdadeira alice? Se ainda não sabe, tenho o prazer de informá-los!

Começamos agora o quadro:
Alice no país das maravilhas - A história por trás da história



Quem foi Lewis Carroll?


Lewis Carroll
 Foi um romancista, poeta e matemático britânico. Lecionava matemática no Christ College, em Oxford, e é mundialmente famoso por ser o autor do clássico livro Alice no País das Maravilhas e os poemas presentes neste livro.
 Quando criança Carroll brincava com marionetes e prestidigitação (também chamado magia ou ilusionismo), e durante a sua vida gostou de fazer passes de mágica, especialmente para as crianças. Gostava de modelar um camundongo com um lenço e em seguida fazê-lo pular misteriosamente com a mão. Ensinava as crianças a fazer barquinhos de papel e também pistolas de papel que estalavam ao serem vibradas no ar. Interessou-se pela fotografia quando esta arte mal havia surgido, especializando-se em retratos de crianças e pessoas famosas e compondo suas imagens com notável habilidade e bom gosto.

A ORIGEM DA HISTÓRIA:

A história de Alice no País das Maravilhas originou-se em 1862, quando Carroll fazia um passeio de barco no rio Tâmisa com sua amiga Alice Pleasance Liddell (com 10 anos na época) e as suas duas irmãs, sendo as três filhas do reitor da Christ Church. Ele começou a contar uma história que deu origem à atual, sobre uma menina chamada Alice que ia parar a um mundo fantástico após cair numa toca de um coelho. A Alice da vida real gostou tanto da história que pediu que Carroll a escrevesse.

Alice Pleasance Liddell
Carroll atendeu ao pedido e em 1864 surpreendeu-a com um manuscrito chamado Alice's Adventures Underground, ou As Aventuras de Alice Embaixo da Terra, em português. Mais tarde ele decidiu publicar o livro e mudou a versão original, aumentando de 18 mil palavras para 35 mil, notavelmente acrescentando as cenas do Gato de Cheshire e do Chapeleiro Louco (ou Chapeleiro Maluco).
A tiragem inicial de dois mil exemplares de 1865 foi removida das prateleiras, devido a reclamações do ilustrador John Tenniel sobre a qualidade da impressão. A segunda tiragem esgotou-se nas vendas rapidamente, e a obra se tornou um grande sucesso, tendo sido lida por Oscar Wilde e pela rainha Vitória e tendo sido traduzida para mais de 50 línguas.
Em 1998, a primeira impressão do livro (que fora rejeitada) foi leiloada por 1,5 milhão de dólares americanos.

POLÊMICA:

Uma de suas frases mais marcantes era "Gosto de crianças (exceto meninos)". Quando tinha oportunidade gostava de desenhar ou fotografar meninas seminuas, com a permissão da mãe. "Se eu tivesse a criança mais linda do mundo para desenhar e fotografar", escreveu, "e descobrisse nela um ligeiro acanhamento (por mais ligeiro e facilmente superável que fosse) de ser retratada nua, eu sentia ser um dever solene para com Deus abandonar por completo a solicitação".


Carroll Beijando Alice
 (não se sabe se a foto é real)  

Por temor que estas imagens desnudas criassem embaraços para as meninas mais tarde, pediu que após a sua morte fossem destruídas ou devolvidas às crianças ou a seus pais. Quatro ou cinco fotos ainda sobrevivem. Uma delas é possível encontrar no livro "Pleasures Taken - Performances of Sexuality and Loss in Victorian Photographs" da autora Carol Mavor. Na página 12 do livro é possível encontrar a foto da menina Evelyn Hatch, 1878 (fotografada totalmente nua) como também referências ao trabalho fotográfico de Lewis Carroll.

Em outro livro intitulado "Cartas às suas amiguinhas" da editora Sette Letras, o conteúdo das cartas de Lewis Carroll às meninas com quem ele se relacionou é analisado de forma fria e racional e revela uma intimidade fora do comum entre Lewis e as meninas que ele fotografou.

Segundo alguns sites, a mãe de Alice queimou cartas de Lewis Carroll, nas quais ele se despedia da menina com "10 milhões de beijos" e costumava pedir cachos de cabelos de presente para beijar.



Essa história é muito complicada, além do motivo que foi referido acima, a respeito de pedofilia, também é motivo de polêmica por ter referência a drogas:
vários personagens aparecem fumando durante a história e tem a parte que ela come um cogumelo e diminue.


Partes do livro:

Chá alucinógeno:

...encontrou uma pequena garrafa sobre ela (“que certamente não estava sobre aqui antes”, disse Alice) e amarrada ao redor do gargalo estava uma etiqueta com as palavras “BEBA-ME” lindamente impressa em palavras grandes...
...Alice aventurou-se a experimentá-la e, achando o sabor muito gostoso (o conteúdo tinha, de fato, um tipo de mistura de torta de cereja, creme de ovos, leite e açúcar, abacaxi, peru assado, toffy e torradas quentes), ela bem rápido acabou com ele...
...“Que sensação estranha”, disse Alice. “Eu devo estar encolhendo como um telescópio!”...

Cogumelo Amanita muscaria:

...“Um lado irá fazê-la crescer e o outro irá fazê-la diminuir.”
     “Um lado do quê? Outro lado do quê?”, pensava Alice consigo mesma.
     “Do cogumelo”, respondeu a Lagarta, como se Alice tivesse falado alto, e já no momento seguinte ela estava fora da vista.
     Alice permaneceu olhando pensativamente para o cogumelo por um minuto, tentando compreender quais eram os dois lados da planta, e, como ela era perfeitamente redonda, sentiu-se em meio a uma difícil questão. Entretanto, afinal a menina esticou seus braços o mais que pôde em torno do cogumelo e cortou um pedaço da borda com cada mão.
     “E agora, qual é qual?” disse Alice para si mesma, mordiscando um pouco da mão direita para sentir o efeito. No momento seguinte ela sentiu um violento golpe debaixo do queixo: ela batera no seu pé.
     Ela estava muito assustada com esta súbita mudança, mas sentiu que não havia tempo a perder, pois estava encolhendo rapidamente...

Segundo o site EGO, Miley Cyrus diz que o clássico de 1951 é uma alucinação provocada por drogas."É tudo uma viagem de ecstasy, eu juro!. Pesquise isso na internet", garante a cantora.

Leia o que a Miley falou aqui: http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1083094-9798,00-MILEY+CYRUS+DIZ+QUE+ALICE+NO+PAIS+DAS+MARAVILHAS+E+ALUCINACAO+DE+ECSTASY.html

Sem duvidas essa história é muito estranha.
"País das maravilhas", é assim que Carroll descreve um lugar onde há pessoas fora de si e da realidade?

por aki se encerra nosso post
espero que tenham gostado XD
fiq ligado aki no curiosochiko para + curiosidades!

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/
http://www.sobrenatural.org/
http://ego.globo.com/

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM DE:
Famosos Parecidos - Part 1
Como é feito o leite em pó?
O verdadeiro nome dos famosos

17 comentários:

  1. Muito boa a Postagem. Já fiz um trabalho na faculdade sobre o desenho da Disney. E aqui tinha coisas que eu não sabia sobre o autor.
    Realmente muito boa!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Só pra constar... drogas sintéticas, como ecstasy e LSd só foram criadas muitos anos depois do livro já escrito

    ResponderExcluir
  3. Além dessas drogas serem criadas depois do livro ser escrito, a foto do Escritor beijando a Alice é uma montagem que rola na internet já faz muito tempo. Seu Blog é muito bom, e vou acompanhar, mas acho que deve pesquisar mais antes de fazer post tão polêmicos. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. É por "opiniões" como essas, sem nenhuma análise mais profunda e ainda colocando a declaração de uma Miley Cyrus, que não conheço como crítica literária, com avalisadora, que uns idiotas se acham no direito de pensar em censurar MONTEIRTO LOBATO

    ResponderExcluir
  5. Quis dizer MONTEIRO LOBATO, desculpe.

    ResponderExcluir
  6. Nossa , mano , quem disse que é uma viagem de ECSTASY ?! Primeiro que naquela época nem tinha ecstasy. E segundo que Ecstasy não é alucinógeno.
    Pelo amor de Deus viu , nunca usou e acha que sabe tudo.

    ResponderExcluir
  7. Não é drogas, é algo que vcs não tem, imaginação.. Hj parece qe genealidade e talento eh drogas, e que limitação e senso comum são coisas dignas..

    ResponderExcluir
  8. Agradeço aí pelos comentários

    Sobre a história da foto. fika a merce de vocês acharem se é falsa ou não XD.
    além da foto tem toda uma matéria falando sobre o acontecido, que alias foi retirado dos sites que foram sitados abaixo do post. Nada foi inventado por mim.

    Mas pode deixar que vou dizer na foto, que pode não ser verdadeira XD
    obrigada pela dica. ^^

    Quem disse sobre o ECSTASY foi a miley não eu.
    minhas referências sobre as drogas, foram apenas sobre Chá alucinógeno e Cogumelo, apenas isso XD

    Luiz Santos como disse acima, fiz essa matéria lendo sites e pesquisando neles.
    você não entendeu o blog,
    é sobre curiosidades, e o que a miley falou é apenas a opinião dela, o que é curioso!

    ResponderExcluir
  9. Sobre o trecho ""País das maravilhas", é assim que Carroll descreve um lugar onde há pessoas fora de si e da realidade?"
    Originalmente a palavra "maravilha" designava coisas absurdas, estranhas. "Maravilhoso" era um adjetivo pejorativo, diferente do que hoje é atribuído a palavra.

    ResponderExcluir
  10. Post muito bom, tirando a asneira total da Miley Cyrus. Ela deveria ter pelo menos um pouquinho de conhecimento antes de sair falando porcaria sobre os outros.

    ResponderExcluir
  11. Estudei na faculdade ano passado sobre Alice, minha professora disse que o livro se chamava ALICE IN UNDERLAND, ou seja, o mundo subterraneo que ela vai parar. Soh passou a se chamar Wonderland por uma confusao. Ou seja, o objetivo do autor nao eh mostrar um mundo maravilhoso que tem a ver com drogas, na verdade muitas partes sao baseadas em dados matematicos nos quais ele era muito bom. E tambem usar como base o desenho da disney eh besteira, uma vez que o livro eh bem diferente dessa versao. :) [estou sem acentos, desculpe os erros!]

    ResponderExcluir
  12. Quanto as historias de pedofilia, reza a lenda de que sao verdadeiras mesmo, ele tinha muito carinho e amizade com varias meninas.

    ResponderExcluir
  13. Dizem que o famoso verso "Mas que bobagem! As rosas não falam", de Cartola, foi inspirado no desenho animado produzido pela Disney, quando Alice diz: "Oh, but that's nonsense. Flowers can't talk".

    ResponderExcluir
  14. Lucas, só pra constar eu depilei o meu saco.

    ResponderExcluir
  15. Gosto desta historia, procurei o blog com intenção de saber se a história foi "realmente" vivida por alguem. O cha de cogumelos provoca alucinações, efeitos auditivos, visuais e outros, entao fiquei curiosa para saber se isso foi uma "viajem" de alguem. Nao foi, mais valeu apena pesquisar. :')

    ResponderExcluir
  16. Poise tem um movimento pro pedofilia que idolatra esse cara e eles até batizaram o dia em que eles se encontram como dia da alice. . Esse cara foi um pervertido. ..

    ResponderExcluir

O comentário aki é rápido!
só precisa comentar
e apertar "postar comentário"

Não precisa escrever nenhuma letra ou número
pra provar que você não é um spam ; )

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...