Resultado de pesquisa

Pesquisa

Custom Search

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pica Pau : Curiosidades!

Todo mundo está cansado de ver esse desenho, e hoje irei deixar aki uma lista de informações sobre o Pica Pau!
Você verá toda a história de como foi criado esse personagem e muitas curiosidades também!


Começando agora
Pica Pau : Curiosidades!



O Pica-Pau foi criado em 1940 pelo artista de storyboard Walt Lantz. Em seus primeiros desenhos animados, o Pica-Pau aparece como um pássaro louco, com uma aparência considerada grotesca. Porém, ao longo dos anos, o Pica-Pau sofreu diversas mudanças no seu visual, ganhando traços mais simpáticos, uma aparência mais refinada e um temperamento mais tranqüilo.
O Pica-Pau foi inicialmente dublado, nos Estados Unidos, por Mel Blanc, que também fez as vozes de quase todos os personagens do sexo masculino das séries Looney Tunes e Merrie Melodies. Como dublador do Pica-Pau, Blanc foi sucedido por Ben Hardaway, e mais tarde por Grace Stafford, esposa de Walter Lantz.

A CRIAÇÃO DO PERSONAGEM
Walter Lantz.

 De acordo com um agente de imprensa de Walter Lantz, a idéia de criar o Pica-Pau surgiu durante um incidente ocorrido na noite de núpcias do desenhista com Grace Stafford no Lago Sherwood, quando um pica-pau irritante passou a noite inteira bicando o telhado do chalé que haviam alugado, não deixando que o casal dormisse. Quando o pássaro foi embora, eles descobriram que o pica-pau havia feito um monte de buracos no telhado, por onde a chuva começou a entrar, arruinando de uma vez a noite. A esposa de Walter Lantz, então, teria sugerido que o marido criasse um pica-pau irritante para aparecer em seus desenhos animados. Esta história, porém, não tem muita credibilidade, já que Walter e Grace somente se casaram em 1941, depois que o desenho já havia estreado no cinema.

Em 1940, Walter Lantz decidiu que só um novo desenho não era suficiente para tornar seu estúdio famoso. Ele queria um personagem que, com o tempo, evoluísse para uma estrela completa. Então, ele e sua equipe de animadores apresentaram um novo adversário para Andy Panda e seu pai lidarem: um pica-pau louco.
Mas quando Walter Lantz mostrou o desenho do Pica-Pau, intitulado "Knock Knock", a Bernie Kreisler, chefe de departamento da Universal Studios, este o rejeitou, dizendo que aquele passarinho era a coisa mais feia e desajeitada que ele já tinha visto. Porém, Lantz insistiu para que o produzissem, dizendo que ele estava apostando tudo no personagem. A Universal atendeu aos seus pedidos e produziu o desenho, que fez um sucesso estrondoso. Então, Kreisler pediu a Walter Lantz novos episódios, como se nada tivesse acontecido. Depois do sucesso do Pica-Pau como coadjuvante no desenho do Andy Panda, eles resolveram fazer um desenho onde o personagem apareceria sozinho e seria o astro. Então, Lantz precisou de um nome para o Pica-Pau e decidiu chamá-lo de "Woody Woodpecker", que foi também o título do primeiro desenho animado do Pica-Pau.

ESPÉCIE


Pileated Woodpecker

Bico de marfin
Em nenhum desenho animado nunca foi dita de que espécie exatamente é o personagem Pica-Pau (embora no episódio Esperto Contra Sabido "Dumb Like a Fox" seja dito que o seu nome científico é "Campephilus principalis" que seria a espécie Pica-pau-bico-de-marfim ). O topete vermelho dele faz parecer que ele é um Pileated Woodpecker (uma espécie de pica-pau muito comum nos Estados Unidos), porém o design e as cores do corpo dele nos anos de 1944 até 1946, cabeça e pescoço vermelho, corpo azul escuro e peito branco, lembram mais um Pica-pau de cabeça vermelha (outra espécie comum nos EUA, que tem a cabeça vermelha mas não tem topete). O personagem parece ser uma mistura destas duas espécies, com o corpo de um Cabeça vermelha e topete de Pileated.
A espécie do pica-pau, o Pica-pau-bico-de-marfim foi considerada extinta e só foi redescoberta em 2005.
Pica-pau cabeça vermelha


CURIOSIDADES:
  • O Pica-Pau foi um dos personagens mais populares dos anos 1940,e chegou a ganhar sua própria estrela na Calçada da Fama.
  • Em 1949 como foi dito anteriormente, por razões financeiras, Walter Lantz teve que fechar o estúdio por um tempo, e reabre-o só em 1951. Nos anos 1950 o Pica-Pau ganhou um novo design, que foi feito pela animadora LaVerne Harding. Nessa época, eles estavam sem ninguém para dublar a voz do Pica-Pau, então Walter Lantz marcou testes no estúdio para escolher a nova voz. A esposa de Lantz, Grace Stafford, gravou a voz no estúdio sem ele saber. Quando Lantz foi ouvir as vozes para escolher uma, ele não sabia que sua esposa havia participado dos testes, e foi justamente ela quem ele escolheu, e ficou surpreso quando lhe disseram que aquela voz era de sua própria esposa.
  • O Pica-Pau foi o primeiro desenho animado a ser exibido na TV brasileira, na extinta TV Tupi, um dia após a sua inauguração, no dia 19 de setembro de 1950. Nessa época, os desenhos eram exibidos com a dublagem original, pois a dublagem em português só surgiria em 1957.
  • Uma característica inconfundível no Pica-Pau, é que no começo e no final de seus desenhos, ele sempre emite a sua famosa e estridente risada. Essa risada foi criada pelo dublador americano Mel Blanc antes mesmo da existência do Pica-Pau. Antes do Pica-Pau, Mel Blanc já tinha usado a risada para o coelho Happy Rabbit da Warner Bros (que mais tarde evoluiu para o Pernalonga "Bugs Bunny"), a risada foi usada pelo coelho em apenas quatro episódios. Sendo que o último episódio em que foi usada se chamava: "Elmer's Candid Camera", episódio que chegou a vir para o Brasil, e recebeu o título de: "A Câmera de Hortelino". No Brasil esse episódio foi primeiramente dublado em 1996 para a TV com o dublador Mário Monjardim fazendo a voz do coelho, e depois redublado em 2004 para o DVD, dessa vez com o dublador Alexandre Moreno, mas nas duas dublagens a risada que o coelho dá no fim do episódio (logo depois de chutar o Hortelino para dentro de uma lagoa) foi dublada em português como se o Pernalonga estivesse apenas rindo normalmente.

  • Tanto Mel Blanc quanto os outros dubladores, gravavam a risada e a voz do Pica-Pau com suas vozes normais, e só depois é que a gravação era acelerada para dar um tom mais "esganiçado" ao Pica-Pau.
  • Existem vários boatos na internet de que o ator Walter Silva teria dublado o Pica-Pau na AIC. Na verdade, isso foi algum mal entendido divulgado em algum site que acabou se espalhando pela internet, pois quem dublou o Pica-Pau na AIC foi Olney Cazarré, que também era responsável pela voz do Coelho Ricochete também na AIC.
  • No Brasil o Pica-Pau não tem nenhum nome, diferente da versão original nos Estados Unidos, onde ele se chama Woody Woodpecker (que traduzido ficaria: "Woody Pica-Pau"). Mas o que poucos sabem hoje em dia, é que nos anos 1950 e 60, quando as revistas em quadrinhos do Pica-Pau chegaram ao Brasil pela EBAL, tentaram fazer uma adaptação brasileira do nome dele, chamando-o de "Údi Údi o Pica-Pau", além do "Leôncio" que se chamava "Joca", e outros personagens que tinham a tradução de seus nomes diferentes. No final dos anos 1960, quando os episódios do Pica-Pau começaram a ser dublados na AIC (antes eles eram exibidos na TV sem nenhuma dublagem), começaram a chama-lo apenas de "Pica-Pau", e nos anos 1970 nos estúdios da BKS, também começaram a utilizar os nomes dos outros personagens, que são conhecidos até hoje.
  • O Coelho Osvaldo apesar de ter feito parte da turma do Pica-Pau durante algum tempo, não foi criado por Walter Lantz. O personagem foi criado por Walt Disney quando ele trabalhava na Universal, mas quando ele foi despedido, a Universal ficou com seu personagem. Recentemente a Disney recuperou os direitos sobre ele e os primeiros curtas produzidos por Walt Disney.
Coelho Osvaldo

  • No episódio Os Mensageiros há uma paródia de um artista: Tônia Praga. É uma paródia da artista Sônia Braga.
  • No desenho A Família Urso a personagem "Bessie Ursula" era constantemente redesenhada em cada episódio. Nos primeiros desenhos ela era desenhada com uma aparência jovem, e tinha uma personalidade mais bem humorada. Com o passar do tempo foram a fazendo mais velha e rabugenta nos episódios, como se a personagem estivesse mesmo envelhecendo.
 

  • No final do episódio do novo Pica-Pau chamado: Bebê Abutre "Baby Buzzard", aparece o mesmo policial que apareceu no curta de 1948 Hora do Bebê "Wacky-Bye Baby".
  • Na nova série do Pica-Pau há algumas referências a curtas metragens e personagens antigos de Walter Lantz. Alguns tão antigos que fazem a piada parecer sem sentido, como no final do episódio Louco por Praia "Beach Nuts", em que a Senhorita Meany está rodeada de surfistas e dois se chamavam "Moe" e "Miny". Então ela compara o nome dos dois com o dela fazendo uma citação a um antigo desenho em preto e branco de Walter Lantz chamado: "Meany, Miny and Moe", os surfistas porém não entendem a piada feita por ela, pelo fato do desenho ser tão antigo, assim como ancontece também com alguns telespectadores.
  • Andy Panda foi o único personagem de desenho daquela época que praticamente "nasceu" em sua primeira aparição, e foi crescendo nos episódios seguintes até se tornar adulto.
  • Em O Novo Pica-Pau, há um personagem que é baseado em uma pessoa real. O Doutor Lelé ("Doctor Nutts" ou Dr. "Doug Nutts") é uma caricatura de um comediante estadunidense chamado Don Knotts. O nome do personagem: "Doug Nutts" é uma paródia ao nome "Don Knotts".
  • Durante um episódio de Timão e Pumba chamado: "Mozam-Beaked", em que os dois são atormentados por um pica-pau, é tocada uma música bem parecida com a canção tema do Pica-Pau.
  • Em um episódio de Os Padrinhos Mágicos chamado: Palhaço da Turma "Class Clown", quando Cosmo estava transformado em um pica-pau, ele bica o tronco de uma árvore e a derruba em cima do Timmy. Então a Wanda com raiva o acerta na cabeça com uma noz, e ele ri igual ao Pica-Pau quando se dá mau no final de algum episódio.
  • No episódio "The Hard Part" da série Heroes, No momento em que Micah tenta escapar de Candice, aparece uma cena do episódio de 1953: Pica-Pau o Pirata "Buccaneer Woodpecker" sendo exibida na televisão.
  • No Filme O Filho do Máskara, o bebê Alvey assiste na TV ao episódio Pica-Pau Biruta "Woody Woodpecker" de 1941, e depois se tranforma no personagem para imita-lo.
  • Na música "Cabeça de Bagre II" dos Mamonas Assassinas, existe um pequeno trecho em que Bento Hinoto faz uma performance semelhante a risada do Pica-Pau usando a guitarra.
  • Vários episódios já sofreram cortes. Em "Operação Serragem", a cena em que Zeca Urubu é perseguido por uma serra e acaba tendo seu corpo partido em dois foi considerada violenta para o público infantil e acabou sendo cortada. No episódio "O Afanador de Gasolina", a cena em que o Pica Pau diz "Eu sou um diabo necessário" também foi cortada porque a frase foi dita como inadequada.
  •  Na revista do Cebolinha nº37 um Pica-Pau aparece no gibi bem semelhante ao do desenho que possuia até a Risada.
  •  Ao longo de sua carreira, o Pica-Pau recebeu 3 indicações ao Oscar, sendo 2 na categoria de Melhor Curta Animado e 1 na categoria de Melhor Canção Original. O desenho animado Apólice Cobertor ("Wet Blanket Policy") é marcado por ser o único curta-metragem de animação que foi indicado ao Oscar de Melhor Canção Original durante toda a história do cinema por usar uma música tema chamada: A Canção do Pica-Pau.
  •  Por volta dos anos 1980, a Mattel havia comprado os direitos para lançar um videogame do Pica-Pau para Intellivision, e Grace Stafford gravou novos diálogos exclusivamente para o jogo. Porém, o jogo nunca foi completado e nem lançado.


 Espero que tenham gostado ^^
fiq ligado aki no curiosochiko para + curiosidades!

FONTE:
http://www1.folha.uol.com.br/
http://www.tv.com/
http://www.estado.com.br/
http://www.mobygames.com/
http://pt.wikipedia.org/


VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM DE:

Coca Cola - Curiosidades
Curtindo a Vida Adoidado - Curiosidades
Videos muito engraçados
Você Sabia??? - Angelina Jolie -  

3 comentários:

  1. O pica-pau foi um desenho criado para relatar sobre a brigas dos estados-unidenses e dos povos nativos que ali viviam no passado, por causa de territorio.
    Repare que muitos dos desenhos do pica-pau um dos inimigos dele e o indio,desenho normalmente feito com um outro personagem,o pe-de-pano.
    A risada do final do desenho representa a maioridade dos estados-unidenses que podemos deduzir como :
    -Eu sou o maioral,ganhei mais uma vez,e sempre vou vencer!!!
    E sempre o pica-pau se da bem!!
    Mas mesmo sabendo disso sou gande fa dele
    vejo todos os episodeos,e sei sobre a historia de outros desenhos feitos nos EUA com intençao de retratar um determinado episodeo

    Meu nome e vinicius
    tenho 16 anos
    e se esse blog ainda estiver no ar add meu msn viniciuscarcute_26@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Vinicius pela informação. O blog ainda está no ar, e sempre vai estar ^^. Apenas estou de férias, tem várias matérias que ainda serão postadas XD. trabalhei durante anos aki e nunk tive férias, agora resolvi me dar um tempinho rsrs.

    ResponderExcluir
  3. adoro pica pau,, leonsio,mini ranheta !

    ResponderExcluir

O comentário aki é rápido!
só precisa comentar
e apertar "postar comentário"

Não precisa escrever nenhuma letra ou número
pra provar que você não é um spam ; )

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...